Vasectomia é um procedimento cirúrgico conhecido por ser um método contraceptivo definitivo, ou seja, de forma simples, após o procedimento o homem ficará impossibilitado de ter filhos.
Isso acontece através de um pequeno corte feito nos vasos que levam o semen até a uretra, impedindo que haja a ejaculação completa.
Como é feito o procedimento?
O procedimento cirúrgico para a vasectomia é bem simples quando comparado a outros procedimentos, demorando entre 15 e 30 minutos de duração e não havendo a necessidade de internação ou de anestesia geral.
Na verdade é grande parte das vasectomias é feita uma anestesia local na região que será feito o procedimento, sendo geralmente na área anterior do saco escrotal, onde há maior facilidade para alcançar os vasos que serão trabalhados.
Após a anestesia é feito um pequeno corte na região onde se encontram os vasos a serem trabalhados, tendo o acesso a região o cirurgião irá realizar um pequeno corte em ambas as conexões entre a uretra e o saco escrotal.
Para finalizar o procedimento é fechada as aberturas feitas e então fechado também o corte feito no início.
O procedimento precisa de recuperação?
Sim, mas apenas se pede que seja feito repousos e não se tenha relações sexuais no início da recuperação para garantir que os pontos do procedimentos não abrirão.
Por esses mesmos motivos e essa fácil recuperação, deixa de ser necessária a internação no pós-operatório.
Quem pode fazer a vasectomia?
De acordo com o ministério da saúde, para fazer vasectomia é necessário seguir alguns requisitos, como:
- Ter no mínimo 2 filhos vivos;
- Ter ao menos 25 anos de idade;
- Ter estabilidade conjugal;
- Haver confirmação de ambos os cônjuges;
- Haver acompanhamento psicológico ou social;
Conclusão
Portanto, vasectomia é uma cirurgia que exerce a função de ser um método contraceptivo definitivo onde há o corte da conexão entre o saco escrotal e a uretra, impedindo o semen de se encaminhar para fora do corpo.
Sendo um procedimento rápido, demorando entre 15 e 30 minutos, e de fácil recuperação para o pós-operatório.